Minha experiência com a moda

Bom, o post de hoje é sobre a minha experiência no mundo da moda, na profissão que escolhi… as alegrias e tristezas.
Desde pequena, sempre soube o que queria ser quando crescer,  sempre soube que queria trabalhar com moda (não pelo glamour, eu nem sabia dessa parte, mas sim porque eu amava criar). Cresci, comecei a trabalhar com 16 anos numa empresa que não tinha nada haver com o que queria, mas que me ensinou muitas coisas e com o salário, pagava a faculdade (trabalhava na produção, era pau mandado sim e amava trabalhar lá). Meus pais não me ajudaram, não me apoiaram, me pediram milhares de vezes para mudar de faculdade,  mas não, segui o meu sonho, finalizei a faculdade e ai veio a realidade.
Garota do interior, pobre (não passava fome, mas não tinha dinheiro pra NADA. Lazer? tché, isso não existia), sem QI – quem indique – e muito menos onde trabalhar. Fiz estágio de graça, não recebi nada pelo serviço que fiz durante os dois meses e 10 hrs por dia. E mesmo assim, ainda quis seguir meu sonho.
Os anos passaram, fui me dedicando nos trabalhos, na aérea ou não, e sempre pensava que isso iria servir pra algo na minha carreira, que seria reconhecida e valorizada (em que mundo você vive Glena?). Doce ilusão. O mundo da moda nada mais é que ilusão (para certas pessoas, como eu). Trabalhar com moda hoje em dia, pelo o que vejo na internet da vida, nada mais é que um monte de gente famosinha, sem conhecimento algum, sem ao menos saber pronunciar ou crescer os nomes de marcas ou peças, e claro, ganhando muito e sendo reconhecido.  O pessoal não está se preocupando em estudar para trabalhar na área, pois qualquer patricinha pode ter um blog, marca ou loja e se tornar a próxima referência. E isso não acontece só no mundo da moda. Hoje todo mundo é jornalista, fotografo, designer e até mesmo tatuador.
Aqui no interior não é diferente. Não precisa ter faculdade para trabalhar na aérea, só precisa ser de uma família conhecida… que pronto, você está feito na vida. E o salário pra quem se esforça e tenta fazer tudo da maneira correta? Uma maravilha, só que não!
Depois de 5 anos formada, hoje consigo ver que realmente escolhi a profissão errada, ou como a minha amiga Mônica e o Lu dizem: você está no lugar errado e na hora errada. Quando criei o blog, nunca tive a intenção de ganhar dinheiro com ele, de ficar rica e tudo o que uma garota pensa quando cria um blog. Simplesmente queria compartilhar o meu dia-a-dia pessoal e profissional,  minha paixão pela moda e o tão odiado (por alguns) look do dia (que na época, quase ninguém postava e que para ter uma conta no Lookbook era necessário convite e só alguns podiam participar). O blog cresceu, ainda está com cara de um blog de fundo de quintal, não está nas filas A do SPFW, mas possui um pequeno e amável número de seguidores. Seguidores que me fazem continuar e não jogar tudo literalmente pro alto.
O mundo da moda é chato! Se você se veste igual a todos, é porque não tem opinião própria, porque segue modinha, mas se você se veste diferente, todos vão te julgar, porque você está com algo que para o olhar de certas pessoas, se torna bizarro! Você não pode postar uma foto qualquer, você tem que ter cuidado para não postar uma foto com um batom borrado ou até mesmo por estar com um chinelo que não é de marca famosa.
Mesmo depois de muitas outras coisas que passei e ao menos citei aqui, não quero me desligar disso tão cedo. Continuarei com a loja do blog/ O Pato Veste, com os freelas e também tô em busca de outro emprego, haha. Preciso sustentar os filhos e construir minha casa (morar no fundo da casa da sogra… não dá mais, haha)!!!
Para finalizar o post, tem um vídeo de uma banda deliciosa e que toda vez que escuto essa música, faz o meu dia ficar mais alegre e calmo.

Sobre mynameisglenn
Glena Martins, 24 anos, mora em Itu/SP. Formada em moda, tem uma marca de roupas e acessórios junto a seu noivo, Lucas Matheus. Está sempre procurando por novidades e trazendo o melhor para o blog. Sou louca por shoes, bolsas, criar looks e ainda mais louca pelos meus dogs. Sou moda, arte, cinema, música e fotografia.

20 Responses to Minha experiência com a moda

  1. Gostei muito do texto Glenn! Te conheço há muito tempo e sei o quanto você vem batalhando pra conseguir deixar seu nome nesse mundo tão injusto da moda. Tenha fé e continue fazendo o que você faz, do jeito certo, que uma hora chega lá 🙂
    Beijos e toda a sorte do mundo na sua busca por um novo emprego!

  2. Gleen, gostei muito do Post e infelizmente não é só na área de Moda. O mercado publicitário daqui de Campinas muitas vezes é bem difícil e muito do que vc citou tb vejo no dia a dia 😦

  3. Thay Andrade says:

    Hey Glena.
    Desde que te conheci passei a admirar teu trabalho.
    Gosto do teu jeito de falar de moda, o teu jeito de olhar a moda.
    Você é autentica naquilo que posta e isso inspira.
    Enfim, não desanime amiga, você colherá os frutos do teu esforço e vai valer à pena.
    Persista, você vai longe.
    Sou sua fã.

    Beijinho
    Thay Andrade
    http://thayandrade21.blogspot.com.br/

  4. Gih says:

    Glenn entendo tudo que vc disse, boa parte disso eu tb passei.
    Sempre tive condição de vida muito boa, e na 7 série já sabia o que queria: ser estilista!
    Meu pai pediu pra que eu mudasse, mas minha mãe apoiou e eu segui em frente.
    Fiz faculdade e vi que não conseguia emprego em nenhuma grande marca, meu estágio? Indicação de uma amiga que fazia esses estágio e quando saiu “procurou alguém pro cargo”
    Primeiro emprego foi sofrido, ganhando pouco, trabalhando muito, o mesmo com todos os outros empregos que em nada são o que eu procuro:estilo, só aparece estamparia (porque tenho experiência comprovada em carteira… Que diga-se de passagem, registro? Ahh na área de moda não tem carteira assinada, mas exige comprovação na carteira. Vai entender.
    Em todos os lugares eles pediram indicação de outras pessoas, nem chegavam a procurar um profissional mais qualificado. E apesar de ter sido uma grande frustração ver muitas especialistas” em moda (que na verdade são blogueiras sem estudo algum) criando coleções em parceria com grandes marcas. Eu não desanimo e continuo na esperança de que um dia o mercado de moda vai valorizar que estudou pra isso e quem sabe assim o Brasil vira um foco de tendências por criar moda e não copiar moda.
    Kisses

  5. Sem duvida esse é um dos melhores post aqui, eu particularmente amo essa cara mais face to face que vc leva aqui no blog, me incomoda muito ir em blogs mais famosinhos e ver que tudo lá não passa de patrocinadores, onde fica a opinião própria gente?????? Quanto ao mercado to sentindo isso na pele, to quase me formando e ta muito dificil conseguir emprego na minha area, to me virando com o que aprendi por fora mesmo, um dilema que acho que maioria sofre hoje em dia é o de fazer o que gosta e ”viver no aperto” ou fazer algo que não lhe de tanto orgulho assim mas que de pra pagar um aluguel no fim do mês. Boa sorte pra vc, boa sorte pra todas nós.

    http://fotografiaecoisinhas.blogspot.com.br/

  6. Glenn! Nem preciso dizer o quanto me identifico né? Quantas vezes eu até “choro” pensando que escolhi a profissão errada! A gente se esforça e parece que nada acontece! Também não vou desistir! Te adoro muito (vc sabe) e tamu junto viu?
    Ainda tenho esperança que isso mude e as pessoas sejam valorizadas realmente e não pelo “QI” ou por ser Ryca!!
    Xx

  7. Eu também sempre soube o que queria ser quando crescer e também era relacionado a Moda por gostar de criar. Conforme fui amadurecendo, deixei a ideia de lado justamente por descobrir que não era tão simples… foi por isso que mudei para o Design Gráfico e não me arrependo.
    Eu torço muito para que você se encontre profissionalmente e que faça cada vez mais sucesso, porque você merece o melhor!

    E amo essa música (essa banda!!) ❤

  8. Mony says:

    Obrigada por fazer o primeiro texto realista sobre moda que vi na minha vida.

  9. Sherry says:

    Oi Glena,

    Pior que não é só na sua área. Estou a procura de emprego na área de Psicologia e também não encontro nenhuma oportunidade. Isso é muito triste 😦 e eu ainda não me formei.

    Fico muito chateada também quando vejo aquelas blogueiras que ganham horrores e nem sequer entende de moda.

    Em qual “área” você está aceitando emprego ???

    Um beijo
    Sherry

    • Entendo completamente você!!!
      Além de ser difícil, ainda moramos no interior… onde tudo é ainda mais complicado! 😦

      Tô aceitando qualquer uma Sherry! hahaha Tendo um salário bom… tô dentro. haha

      Beijossss

  10. Muito bom ter lido tudo isso, em tempo de tanta superficialidade e zero discussao sobre moda, fast fashion, it girls and so on

  11. Claudete says:

    NUNCA DESISTA DO SEU SONHO,SE VOCÊ NÃO ACREDITAR QUEM VAI? E ALGUM DIA VAI OLHAR PRAS TRAZ E DIZER COMO VALEU A PENA INSISTIR NESSA LOUCURA TODA. SOU MEIO SUSPEITA, MAIS TE ACHO DEMAIS.

  12. Lais says:

    Te entendo, Glena. Eu também fui iludida e muito. Onde eu trabalho, é só por QI. E estou eu trabalhando na produção para pagar outra faculdade. E não é porque desisti da minha área, Jornalista/Ilustradora de moda, é para ter um currículo melhor, e quem sabe, conseguir um QI. Eu acho esse mundo da moda muito injusto, conheço “blogueiras de moda”, que só por que tem tantos mils de seguidores, lançam coleções, sem se quer saber sobre a peça que outro estilista está criando e que a infeliz vai assinar. Lendo seu texto, eu pensei no titulo, “A realidade da moda no interior”. Sonhos, desilusões e muitas força de vontade. Mas com seu talento, creio que se reconhecimento chegue logo ❤
    http://www.laisherculano.com.br/

  13. Carmona says:

    AI Glena, não fica assim não sua linda 😦 Eu também to toda fudida na minha área (sou designer e ilustradora).
    Mas pensa que o que vc tem aqui é unico! Um conteúdo legal com alguém mais real escrevendo é tudo o que eu peço pra ler depois de voltar de um dia (booooring) cansativo de trabalho.
    Vc é minha amiga imaginária uehueuh
    beijos!

  14. É bem difícil encontrar posts falando sobre moda tão sinceros, parabéns Glenn. Geralmente, tudo que vimos é “siga seu sonho que você vai ser feliz mundo dá moda é maravilhoso”, esse post me fez repensar um pouco sobre o que eu quero. Claro, temos que seguir o sonho sempre mais as vezes a escolha mais inteligente é deixar o sonho um pouquinho mais atrasado.

    Trendy Jersey | http://jerseytrendy.blogspot.com.br/

  15. Oii Glen amo seu blog e seu estilo, passo aqui sempre para ver seus looks e amo o seu estilo. Meu sonho é cursar moda ou algo similar, entretanto morando no interior o que me resta é cursar letras. O mundo da moda realmente e muito massacrante, se você não tem um nome, construí-lo do nada é muito difícil. Mas acho que apenas uma coisa conforta, não é só por dinheiro é por amor e prazer.

    Trabalhe em outra coisa, e seja feliz, quem sabe um dia não vem algo legal para fazer na área. e seu blog apesar de “Fundo de quintal” é muito bom, É bem escrito, tem qualidade e adoro!

    http://www.wondermarcelo.blogspot.com.br/

  16. Afrodite says:

    Glenna,
    Primeira vez que entro no seu blog. Cheguei até aqui através de uma compra que fiz na Petit Jolie e recebi junto uma revista institucional e lá havia o seu insta, pelas fotinhos gostei do seu estilo e, bom, caí aqui.

    Não é só na sua área que a falta de emprego rola. Faço Publicidade em Brasília e o QI é quem manda. Se vc não quiser trabalhar com direção de arte (eu detesto essa área), meu amigo, é bom que vc tenha muitos contatos porque se não vai ficar a ver navios. Tô no último semestre e desiludida… Sempre pensei em fazer moda, mas quando tinha 17 anos era boba e achava que se escolhesse essa área, me tornaria fútil (pensava em trabalhar em produção de moda). Hoje, obviamente não penso assim e até fava querendo iniciar o curso de moda assim que acabasse o atual. Maaas depois do seu desabafo, não sei mais…. Bom, to perdida. rs Que a gente consiga nosso lugar ao sol, né? Beijos!

  17. Afrodite says:

    AH, já ia esquecendo: ALÔ PETIT JOLIE! JÁ QUE VCS ADORAM A GLENA, CONTRATEM-NA PARA SER ESTILISTA DA MARCA, NÉ?? ESTILOSA QUE ELA SÓ, A COLEÇÃO VAI SER UM ARRASO!

  18. Nossa, vc esta arrependida de ter estudado moda? Cara isso me chocou um pouco :C e o q vc acha q deveria ter feito? vai fazer faculdade de outra coisas? Estou no 3ro semestre de moda, q medo! rsrs, mas serio!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: